É inegável que a internet ajuda a moldar as decisões de compras dos consumidores brasileiros – dados do terceiro trimestre de 2017 mostram que 46% dos brasileiros conectados realizaram compras online, 55% pesquisaram online antes de efetuarem uma compra, principalmente para comparar preços, e 70% realizaram transações bancárias por meio de canais digitais.

Um estudo inédito (Digital Marketing Readiness), realizado pela consultoria McKinsey e com apoio da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), acaba de ser divulgado. É a primeira e mais abrangente pesquisa já feita sobre o Marketing Digital no mercado brasileiro.

Participaram 79 empresas líderes em dez setores e o resultado, indica que há um descompasso entre o grau de conectividade do consumidor brasileiro (que passa nove horas online, contra seis dos norte-americanos) e o nível do marketing digital praticado pelas empresas que os atendem.

As empresas se autoavaliaram com notas de 1 a 5 sobre seu nível de maturidade em 4 dimensões: Processos, Pessoas e Cultura; Dados & Tecnologia; Investimento & Mensuração; e Jornada & Experiência.

Nível de Maturidade do Marketing Digital nas Empresas

O Brasil é o país da América Latina com maior investimento em marketing digital (24,4% do total de mídia, contra 43,5% da média global) e dois terços da população é conectada. Porém, 80% das empresas ainda estão em estágios iniciais (23% são Iniciantes e 57%, Emergentes).

Da análise dos dados, percebe-se que muitas empresas iniciam fazendo adaptações de processos off-line. E dinheiro nem sempre é o problema. “Alguns investem 40%, 50% do orçamento de marketing em digital, mas não têm skills, processos, pessoas e agências que entendam profundamente do assunto. É preciso que todo o ecossistema esteja capacitado para tirar o máximo proveito do marketing na internet.

No quesito mensuração, somente 1% dos pesquisados podem ser considerados Líderes em investimento e mensuração do impacto “Branding & Performance”, ou seja, adotam melhores práticas globais para entender como a publicidade exibida a um consumidor em determinado momento influenciará, de fato, sua decisão no futuro.

Para ler mais sobre este estudo, acesse https://www.mckinsey.com/br/our-insights/o-estado-do-marketing-digital-no-brasil-14-alavancas-para-atingir-a-maturidade

 

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