fbpx

WordPress – o mais usado no mundo para sites e e-commerce

O WordPress é um CMS (Content Management System), em português, um sistema de gerenciamento de conteúdo que nasceu em 2003 como plataforma para Blogs. Com o passar do tempo, o WP evoluiu para construção de websites e mais recentemente, para e-commerce, landing pages, e-learning (sistema de ensino online), etc.

E tem mais um detalhe, ele é de código aberto, o que significa que é gratuito e é mantido por uma comunidade mundial de desenvolvedores ao redor do mundo. Por ser gratuito, ele está presente na esmagadora maioria dos provedores de hospedagem, que permitem a instalação facilitada deste e de outros scripts com poucos cliques.

Além disso, existem mais de 53 mil Plugins registrados e uma infinidade de Templates para todo tipo de projeto.

Os Plugins são complementos que acrescentam ou modificam funcionalidades ao seu site como por exemplo, torná-lo uma loja virtual, um sistema de ensino à distância, um site para membros (restrito), um quiz, etc.

Os Templates, ou temas, são um conjunto de arquivos responsáveis pelo visual do site. Estes temas contém uma série de itens previamente padronizados e customizáveis que modificam a maneira como um site é exibido ao visitante, sem alterar o conteúdo dos dados gerenciados pelo sistema.

O Diretório de Temas e Plugins do WordPress.org é o site oficial para temas e Plugins gratuitos. Estes itens foram inspecionados exaustivamente para que estejam livre de erros, scripts maliciosos e para que permitam usar todos os recursos atuais do WP. Além do diretório gratuito, existem as versões “Premium”, que são comercializados por empresas ou autores.

Os temas gratuitos, assim como os Plugins, em muitos casos, são versões com menos recursos das versões Premium., ou com algumas limitações.

 

 

Desde 2009, o WordPress se tornou o CMS mais utilizado no mundo para criação de sites, blogs, portais, lojas virtuais e outros projetos web. E a sua popularidade continua crescendo. Hoje, sites como o da Revista Time, o da CasaBranca dos EUA, Sony Music, Facebook NewsRoom, BBC America, entre outros, usam o WordPress.

Quem opta por criar ou desenvolver um projeto pelo WordPress, está se beneficiando, direta ou indiretamente, da experiência de milhões de pessoas ao redor do mundo. Como ele é um projeto colaborativo mundial, quanto mais ele é usado, melhor ele fica.

 

Wordpress - O mais usado no mundo e no Brasil para criação de sites, lojas virtuais - E-Commerce - Websites

 

Podemos usar esses dados para compreender melhor como a internet mudou e como as coisas continuarão mudando no futuro.

Em algum momento num futuro muito próximo, estes dois termos aparecerão como sendo a mesma coisa. Ou seja, WordPress será sinônimo de Website.

 

 

Números do WordPress

 

Wordpress - O mais usado no mundo e no Brasil para criação de sites, lojas virtuais - E-Commerce - Websites

O CMS mais usado no mundo – 82,57%. Fonte.

 

Wordpress - O mais usado no mundo e no Brasil para criação de sites, lojas virtuais - E-Commerce - Websites

O CMS mais usado no Brasil – 86,23%. Fonte.

 

Wordpress - O mais usado no mundo e no Brasil para criação de sites, lojas virtuais - E-Commerce - Websites

O CMS mais usado no mundo para E-Commerce – 23,53%. Fonte.

 

Wordpress - O mais usado no mundo e no Brasil para criação de sites, lojas virtuais - E-Commerce - Websites

O CMS mais usado no Brasil para E-Commerce – 24,8%. Fonte.

 

WordPress.org X WordPress.com

WordPress.org é o site comunitário do projeto do aplicativo, onde é possível fazer o download do aplicativo e contribuir com o projeto.

Além de dispor o download, o portal também abriga o diretório de plugins e temas, a documentação chamada de Codex, lista de sites que utilizam o aplicativo, o Fórum de Suporte e o blog oficial.

WordPress.com é um serviço de propriedade da Automattic que oferece hospedagem gratuita de blogs com software WordPress. Um usuário cria um endereço do tipo omeublog.wordpress.com, mas que inclui certas limitações como a de poder escolher apenas alguns temas, ou de incluir no rodapé o texto “Hospede seu blog com WordPress.com”, e ainda de restringir a utilização de JavaScript, CSS e FTP. Existe a versão com pagamento de anuidades, que dão direito a utilizar um domínio próprio e remover limitações da versão básica.

 

 

Mais algumas considerações

Por ser o mais usado no mundo, para as duas finalidades principais: sites e vendas, é natural que esteja mais exposto a ameaças como invasões e derrubada de serviços. Mas graças a quantidade enorme de colaboradores, as atualizações são constantes e rápidas.

A comunidade do WordPress é muito ativa. Centenas de milhares de desenvolvedores, criadores de conteúdo, desenvolvedores, entusiastas e proprietários de sites se reúnem em reuniões mensais em 436 cidades em todo o mundo. São os MeetUp’s.

 

O próximo MeetUp agendado acontecerá na Baixada Fluminense, RJ – Nova Iguaçu.

 

Wordpress - Wordcamp Rio de Janeiro ocorrido em 2016

Foto do Wordcamp Rio de Janeiro ocorrido em 2016

As WordCamps são as conferências internacionais de WordPress organizadas pela comunidade de desenvolvedores, designers e usuários de WordPress ao redor do mundo.

Os eventos são compostos por palestras, oficinas, troca de ideias e experiências em um ambiente informal. Não possui nenhum fim lucrativo e é organizado por voluntários para a comunidade local. Aceita qualquer tipo de participante, de qualquer área e nível e preza pelo aprendizado, integração e respeito.

O primeiro WordCamp aconteceu em julho de 2006 nos Estados Unidos e o primeiro aqui no nosso país aconteceu no dia 21 de junho de 2009, em São Paulo.

 

E você? Precisa de um site? Considere usar o WordPress!

 



Compartilhar:

PARCEIROS

Sistema completo de comunicação online com usuários.

Hospedagem profissional para sites e lojas virtuais.

Assessoria Contábil especializada em pequenos negócios.

Maquininha de pagamentos com a menor taxa do mercado.

Tel: (21) 4141-2255
WhatsApp: (21) 98402-7804
contato@midiamatic.com.br