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Google Meu Negócio: 5 Passos para colocar sua empresa no mapa

Você sabia que o Google tem um serviço gratuito que coloca o seu negócio literalmente no mapa e nos resultados das buscas? Pois é verdade, é o Google Meu Negócio.

Não importa o tamanho da sua empresa: individual, MEI, micro, pequena, média ou grande, todas querem aparecer no Google.

Mas o que é o Google Meu Negócio?

É uma plataforma que permite o cadastramento de diversas informações das empresas no Google. O Google Meu Negócio foi criado em 2014 e surgiu para unificar as funcionalidades existentes no Google Places e nas páginas de empresas do Google +.

Você se lembra das páginas amarelas? Quando não existia a internet e você precisava encontrar uma empresa, você abria as páginas amarelas e, pelo índice de atividades, procurava empresas que atendessem a sua necessidade naquele momento.

Pensando nos dias de hoje, o que nós fazemos? “Damos um Google”.

Se a empresa tiver um cadastro no Google Meu Negócio, o Google irá exibir as informações daquelas empresas ligadas ao produto / serviço que digitamos na busca. Informações como:

– Nome da Empresa;
– Telefones de Contato (se um usuário pesquisar de um celular, ele poderá ligar pra você a partir do próprio buscador);
– Email;
– Site;
– Redes Sociais;
– Horário de funcionamento;
– Formas de pagamento aceitas, e muito mais.

Além disso, você ainda pode cadastrar postagens (que vão aparecer nas buscas orgânicas), ter um microsite, escrever a história da empresa, receber comentários e avaliações, etc.

 

Mas, porque se cadastrar no Google Meu Negócio?

Quando pesquisamos algo na internet, um serviço, um produto, sem determinarmos o lugar, o Google leva em conta a nossa localização e exibe os resultados mais amplos (veja que ele exibiu o produto e empresas que servem o produto), que estão mais próximos de nós e que preferencialmente, estão em funcionamento no momento da busca.

Se a busca foi feita no smartphones, melhor ainda, pois o Google pode usar a localização contida no GPS do aparelho.

Agora, imagine que você esteja num local e queira sair para comer pizza noutro bairro. Quando refinamos a busca inserindo a localização, ele restringe os resultados de acordo com o local que especificamos:

Note que os resultados dessa busca aparecem no topo da página, ou seja, na “área nobre” do Google.

Se por acaso especificarmos o nome da empresa, se essa empresa estiver cadastrada no Google Meu Negócio, será exibido do lado direito da tela, uma caixa com informações mais completas.

Resumindo, para você ser encontrado pelos clientes quando eles mais precisam, você precisa ser visto e este é um dos principais benefícios do Google Meu Negócio, aproximar a sua empresa dos clientes, justamente quando eles estão em uma fase avançada de suas jornadas de compra.

Além disso, uma das funcionalidades dessa plataforma é permitir os comentários dos clientes sobre sua empresa. As pessoas podem participar dando notas e avaliando o seu negócio com ideias, opiniões, críticas e dúvidas.

Por outro lado, é importantíssimo responder os comentários, postando novidades e inserindo fotos do seu negócio para atrair um maior engajamento e interesse sobre seu negócio.

Você pode interagir com esse público através do aplicativo para Smartphone. Tem para Android e IOS.

E saber o melhor disso tudo? É de graça. Tudo o que você precisa fazer é se cadastrar na plataforma.

Eu vou te mostrar como se cadastrar, basta seguir esse passo a passo. Sem mais rodeios, vamos lá!

PASSO 1

Acesse a página da plataforma. O endereço é https://www.google.com.br/business/

Faça o login e uma vez logado, clique em COMECE AGORA. O login é o mesmo que você já usa para o Gmail e os outros serviços do Google.

PASSO 2

Preencha o nome da empresa e depois clique em PRÓXIMO. Note que ao digitar ele mostra pra você, cadastros de empresas com nomes similares.

Se a empresa não estiver cadastrada, será exibida uma página para cadastramento das informações básicas.

OBS 2: Se já existirem outras empresas cadastradas no endereço, você poderá ver um aviso para selecionar uma ficha já existente. Se não for o caso, selecione “Nenhuma correspondência encontrada para essa opção” e clique em PRÓXIMO.

Importante: Se você entrega produtos, marque a caixa em destaque. Ao marcá-la, outra caixa aparecerá dando a você a opção de ocultar o seu endereço. Marque esta caixa caso você não atenda clientes no seu local e sim no local dos clientes.

Depois, selecione, se for o caso, o método de entrega ou área de abrangência.

 

Selecione a categoria principal em que a sua empresa se enquadra.

 

Selecione os meios de contato que possuir.

Se não tiver um site, você pode marcar “Não tenho um site” ou “criar um site gratuito”. Este será um microsite com as informações de contato, horários de atendimento, etc, criado com base nos dados que você informou na ficha de cadastro.

Conclua.

PASSO 3

Será solicitada a verificação dessa ficha, pois o Google precisa confirmar se você é realmente o proprietário dessa empresa.

Para isso, ele pode pedir a confirmação para o telefone de cadastro (se já constar na internet) ou pelos Correios.

Nesse último caso, será enviado um código de ativação para o endereço de cadastro.

Essa correspondência leva em média 12 dias úteis.

Quando você receber essa carta, ative a sua ficha com o código contido nela.

Só a partir desse momento é que a ficha estará disponível na internet.

PASSO 4

Mas enquanto o código de confirmação não chega, você pode ir fazendo outras configurações. Veja na tela abaixo tudo o que você pode ir fazendo para completar a fica e ampliar as chances de ser encontrado.

 

 

1. Lista todas as fichas cadastradas na conta
2. Exibe as postagens / cadastra novas postagens
3. Exibe as informações cadastradas na ficha
4. Exibe insights (dados de análise simples) e quantos clientes encontraram você e como eles interagiram com sua empresa.
5. Exibe os comentários feitos sobre a sua empresa. Você pode agradecer aos clientes pelo feedback ou responder os comentários.
6. Os clientes podem enviar mensagens para você, que são encaminhadas diretamente para seu smartphone.
7. Cadastre fotos da sua empresa.
8. Permite criar o microsite gratuito da empresa.
9. Permite gerenciar usuários e compartilhar acesso à ficha.
10. Permite criar um anúncio no Google Ads.
11. Cadastra uma nova ficha para outro local.
12. Gerencia todos os locais cadastrados na sua conta.
13. Confirma o local com o código de verificação.
14. Permite vincular contas do Google Ads, Analytics, Merchant Center, AdSense.
15. Configurações inerentes à conta
16. Permite cadastrar categorias secundárias para a empresa.
17. Cadastre o horário de funcionamento, intervalos, dias sem expediente, etc.
18. Permite cadastrar os serviços que a empresa presta.
19. Adicione atributos da empresa. Há uma lista pré determinada.
20. Adicione uma descrição da empresa (ate 750 caracteres).
21. Permite cadastrar um código para loja, para o caso de mais de uma unidade (filial).
22. Permite cadastrar etiquetas (Tags) – para organizar as fichas.
23. Esse número é usado nos anúncios com extensão de local que você exibe no Google AdWords.

PASSO 5

Benefícios já conhecidos, cadastro feito, e agora? Qual é o próximo passo?

Você precisa ir um pouco além pois os clientes não começarão a aparecer de repente, por isso, indicamos as seguintes ações para gerar mais resultados com o Google Meu Negócio:

– Mantenha suas informações atualizadas;
– Monitore as estatísticas de acessos e interações;
– Procure sempre conseguir boas avaliações dos clientes;
Faça anúncios!

Conclusão

O processo de cadastramento é simples. São poucas etapas e muitos benefícios.

Além do Google Meu Negócio, você tem outras possibilidades para promover o seu negócio e gerar mais vendas. Uma dessas alternativas é o Google Ads.

Caso precise de ajuda para isso, ENTRE EM CONTATO e nós podemos fazer isso para você.

Realizamos todo esse procedimento e você só terá o trabalho de enviar e responder as mensagens.

Solicite um orçamento preenchendo o formulário de contato ou enviando uma mensagem para contato@midiamatic.com.br.

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